Samsung – Tablets controlados pelo pensamento



  

A neurotecnologia avança rapidamente. Vários projetos desenvolvidos por governos e empresas visam ampliar ainda mais as capacidades cognitivas do cérebro, integrando-o ainda mais ao mundo virtual. E atualmente, é a Samsung que apresenta seu projeto mais ousado: usando uma touca de encefalografia (utilizada para mapear as atividades cerebrais), a fabricante sul-coreana de aparelhos mobile planeja permitir aos usuários que controlem seus tablets pelo pensamento.

Inicialmente, o projeto toma como base o Galaxy Note 10.1. Para torná-lo realidade, os Engenheiros da Samsung tomaram como base os estudos realizados em mapeamentos cerebrais no momento em que usando os tablets, captando uma série de comandos quando determinadas ações são realizadas manualmente. Com a touca conectado ao tablet, o aparelho reconheceria os padrões enviados, e executaria o comando desejado. A precisão dos resultados chegou a 95%, variando conforme os usuários.

Apesar de não ser uma novidade inovadora – afinal, existem outros projetos tão promissores quanto este – a Samsung pretende com o projeto ajudar pacientes com dificuldades motoras, instigando o cérebro a desenvolver atividades mais complexas.





Não há informações sobre o aparelho ser comercializado diretamente, mas a ideia sem dúvida levanta questões: até que ponto homem e máquina devem estar interligados?

Por Willian Gonçalves



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *