Mudanças na área de TI



  

Com o recente avanço no mundo das tecnologias digitais, é de se esperar o aparecimento de grandes mudanças na área de Tecnologia da Informação (TI) e que os profissionais terão de se adaptar a elas para se manterem competitivos no mercado de trabalho.

A chamada computação em núvem (Cloud Computing) é uma dessas mudanças, dentre as mais importantes e que veio para ficar. Com a crescente disponibilidade por este tipo de serviço, as empresas nos próximos anos provavelmente irão optar por utilizá-lo, ao invés de construir em redes físicas próprias. Isso já começa a acontecer…

A forma de acessar informação pelos usuários também está sofrendo acentuadas mudanças. Antes, o acesso a informação era feito, em sua esmagadora maioria, através dos computadores pessoais tipo Desktop. Hoje em dias, as pessoas já têm adotado os tablets e smartphones, em substituição ao computador pessoal.

A utilização de aplicativos ao invés de softwares "Full" já caiu na preferência dos usuários que preferem coisas mais simples, funcionais e sobretudo rápidas. As empresas devem necessariamente estar dispostas a migrar, ou oferecer opções para estes tipos de plataforma se quiserem se manter competitiva no mercado.





Outra forte tendência que já se apresenta e irá se tornar algo imperativo no nosso dia a dia é a conexão com a internet das mais variadas coisas. A tecnologia irá se integrar de tal forma ao nosso cotidiano, desde a geladeira de casa, passando pelas luzes e o celular conectados ao mesmo tempo e agindo de forma inteligente e integrada. 

Os profissionais, as empresas e as instituições de ensino devem estar atentas a estas mudanças e já incorporá-las a rua rotina, pois o tempo está passando muito depressa para esse ramo.

Por Bruno Hardt



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *