Dicas de como formatar um notebook com Windows 7



  

O notebook é um tipo de computador pessoal, móvel, de grande utilidade para quem vive em movimento e não pode parar com as suas atividades. Checar e enviar e-mails, fazer compartilhamento de documentos, acessar as redes sociais e fazer planejamentos de trabalhos, são apenas algumas de milhares de coisas que se pode fazer com um notebook. O problema é quando ele está cheio de vírus, podendo vir a causar prejuízos no HD ou em outros compartimentos do aparelho. Quando isso ocorrer, o correto é fazer um processo chamado de formatação, algo que você mesmo pode fazer em casa, bastando apenas siguir os passos, na ordem, que vamos ensinar agora.

O primeiro passo para fazer uma formatação eficiente em um notebook com Windows 7 é colocar o CD-ROM do Windows 7 na gaveta do computador. Já com esta ferramenta inserida, reinicie a máquina, o que vai ocorrer em segundos. Depois de reiniciada, vai aparecer automaticamente na área de trabalho do notebook uma mensagem para dar boot e caso este comando não apareça, aperte a tecla F8 ou DEL para que a opção seja ativada. Após este procedimento, é só dar Enter para que a formatação siga.

O segundo passo é apertar a tecla Esc, opção que vai não apenas fazer a formatação do HD como também vai inseri-lo novamente em seu notebook. Não esqueça de apertar a tecla D para deletar toda a partição existente no HD. Sempre confirme quando o computador perguntar se está certo de cada etapa que está fazendo. Em seguida aperte a tecla C para criar uma nova partição, para ficar no lugar daquela que foi deletada.

Vamos entrar agora na terceira etapa, a que caracteriza a formatação propriamente dita. O melhor nesta fase é escolher a opção “Formatação Completa”, fugindo do modo rápido que vem na opção “quick”. Depois disso é só clicar a tecla F para a finalização da formatação do seu notebook Windows 7.

Você pode até pensar, por causa deste passo a passo, que este processo se faz em minutos, não é isso? Mas é um engano pensar assim, pois para fazer uma formatação completa, em um HD de 80 GB de memória, pode levar até mesmo uma hora. Um tempo que vale à pena para se ver livre de alguns perigos em seu notebook.





A última etapa é reiniciar a máquina, não apertando qualquer outra tecla durante este processo, para evitar transtornos. Você já está na última etapa e não é agora o momento de arriscar colocar a formatação a perder não é mesmo?

Depois que o notebook estiver reiniciado, comece a dar início ao programa de instalação do Windows. Após este passo, instale o Windows através de um processo que é automático, ou seja, o aparelho não vai mais precisar da sua ajuda. Feito isso, o seu notebook está completamente formatado.

Com este passo a passo não vai haver erros para colocar o seu aparelho em devido funcionamento e caso esteja precisando deste suporte, é só seguir as orientações dadas para que você mesmo faça a formatação que precisa.

Por Michele de Oliveira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *