Flashback – Propagação do vírus pode ter ocorrido pelo WordPress



  

Uma das notícias que mais circulou pela mídia foi o vírus chamado de Flashback, que infectou um número gigante de computadores Mac no mundo todo. Porém, a informação atual é de que ele teria sido espalhado através de vários blogs do WordPress que foram contaminados, o que os fez espalhar o malware por todo o mundo.

A informação partiu de mais uma pesquisa realizada pela Kaspersky, que identificou que os usuários de Mac que tiveram suas máquinas infectadas, foram invadidos após instalar um utilitário com nome de “ToolsPack”, que redirecionava automaticamente os usuários para alguma página que estava infectada com o Flashback.





Não foi só o número de Macs infectados que foi alarmante, pois o número de blogs em WordPress contaminados chegou a 100 mil. Ainda, a pesquisa indicou que 85% dos blogs infectados eram dos Estados Unidos, o que resultou no índice de 78% dos Macs atacados serem deste país.

A tragédia do Flashback foi alarmante, porque ele foi responsável por criar a maior rede botnet já criada em computadores Mac, o que impôs à Apple a disponibilização de um leque de correções na segurança do Java destes aparelhos.

Por Guilherme Marcon



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *