Crescimento do Mercado de Softwares no Brasil em 2011



  

De acordo com a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e a IDC Brasil (International Data Corporation), o crescente mercado de softwares para computadores representou cerca de US$ 21,4 bilhões no Brasil em 2011, valor 12,4% maior que 2010, ano em que nosso país movimentou cerca de US$ 19,04 bilhões nesse mercado.

O dado foi levantado em uma pesquisa feita pela IDC e pela ABES em parceria, e nos mostrou que o mercado de softwares vem crescendo no Brasil muito mais que no resto do mundo (pois a estatística levantada foi maior que a média mundial). Isso colocou o nosso país na 10ª colocação no ranking mundial de mercados de serviços e softwares (uma posição acima do ano anterior).





A projeção feita pela pesquisa indica que o Brasil será uma das cinco maiores potências no mercado de softwares até o fim da década. Porém a ABES enfatizou que o setor está com a balança negativa, tendo em vista que existem políticas que consolidam mais os modelos de softwares importados. Sendo assim, o setor continua fragilizado no território brasileiro e uma das poucas coisas que incentiva o crescimento deste mercado é o investimento de capital estrangeiro nas grandes empresas, que são poucas em comparação às pequenas e microempresas.

Por Guilherme Marcon



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *