Novo malware ataca aparelhos com Android – Informações



  

De acordo com o site BR-Linux, a empresa de segurança NQ Mobile conseguiu descobrir um malware que se aloja no sistema Android durante a inicialização dos aparelhos. Trata-se do primeiro vírus para o sistema operacional da gigante das buscas que tem essa capacidade. Seu nome é DKFBootKit e, conforme a pesquisa, ele é uma espécie de variação do DroidKungFu, um dos malwares mais conhecidos no Android, desde 2011.

O recém descoberto DKFBootKit atua disfarçado de um aplicativo que libera o programa pago chamado de ROM Manager, que faz o gerenciamento de ROMs personalizadas e backups no Android.





O novo vírus só é capaz de atuar em aparelhos de acesso root, ou seja, com sistema desbloqueado, e modifica a inicialização dos dispositivos sendo capaz de infectar o “ifconfig” e o “mount”, que são utilitários do Linux. O grande problema que o malware causa é fazer com que um smartphone passe a realizar tarefas comandadas remotamente pelos invasores.

A dica para que o seu aparelho não seja infectado é evitar aplicativos que exijam acesso root ao sistema Android e que só se faça download de apps de fontes confiáveis, como a loja Google Play.

Por Guilherme Marcon



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *