IPEA – Alternativas para facilitar o acesso à internet banda larga



  

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) realizou um estudo para avaliar as alternativas que possam facilitar o acesso à banda larga no Brasil. De acordo com a pesquisa Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012, o país precisa oferecer alternativas de acesso à banda larga (como o celular e o televisor), internet pré-paga, taxas diferenciadas e ainda investir no treinamento da população em geral.

O pesquisador do IPEA, Rodrigo Abdalla Filgueira, confirmou que o imposto mais baixo para a produção e comercialização de computadores pessoais é importante, mas não determinante para que os objetivos do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) sejam atingidos. “Novas formas de acesso – em especial o telefone móvel e o televisor – devem ser consideradas como opções de acesso à internet pela população de baixa renda e, consequentemente, na política de desoneração fiscal. Além disso, mais telecentros públicos devem ser colocados à disposição da população como forma complementar de acesso à internet”, escreveu num artigo.





Além disso, Filgueira apontou que a capacitação das pessoas está se desenvolvendo em um ritmo lento; por isso, há necessidade de criar mais vagas em cursos novos e também ampliar as ofertas naqueles que já existem.

Por Matheus Camargo

Fonte: IPEA



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *