Vendas de notebooks no Brasil – Alta em 2011



  

Somente em 2011, o mercado brasileiro vendeu 5 milhões de notebooks e teve um aumento de 60% em relação ao ano anterior, segundo dados de uma auditoria realizada pela GfK Consumer Choices.

A pesquisa revelou que mais de 1/3 das vendas deste aparelho estão abaixo do valor de R$ 1.000,00, o que alavancou a participação do canal generalista neste tipo de comercialização de produtos. Os supermercados, hipermercados e lojas de departamentos são responsáveis por 35% das vendas de informática no setor de varejo em 2011.

Outro dado importante foi a variedade de itens comercializados, foram 1.548 modelos, o que representou um crescimento de 37% em relação a 2010. Aparentemente o número parece alto, mas se comparado com outros países é relativamente baixo, a Rússia, por exemplo, comercializou 10 mil modelos e a Alemanha 9 mil, ambas em 2011.





A região Sul do Brasil apresentou a maior concentração de notebooks, com 57% das vendas, já o Nordeste teve 41% das vendas de desktops e a região Sudeste teve maior concentração de netbooks: 10%.

Os tablets, que já estão ganhando seu espaço, tiveram 5% das vendas do varejo brasileiro.

E o cenário mundial continua com boas projeções para o setor de eletrônicos. As previsões indicam que os consumidores poderão gastar mais de US$ 1 trilhão com esses equipamentos em 2012.

Por Natali Alencar



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *