Notebook ASUS N61JV – nVidia Optimus



  

O notebook ASUS N61JV da Asus é uma máquina supercompleta e promete deixar qualquer fanático por computadores de queixo caído. Além de vir com o kit tradicional de conexões (bluetooth, ethernet, wi-fi), ele ainda traz um modem 3G interno, e é uma das primeiras máquinas a virem com as novas portas USB 3.0 (na verdade, é uma 3.0 e duas 2.0) que permitem transferência de dados muito mais rápidas.

Processador Intel Core i5, disco rígido de 500GB, leitor de cartões, webcam com 2MP, drive de blu-ray com gravador de DVDs, memória RAM de 4GB DDR3, saída HDMI e VGA, e teclado número são outros itens que complementam o N61JV. O sistema operacional é o Windows 7 HP de 64 bits.

Talvez você tenha notado que não mencionei nem a tela, nem a placa de vídeo. Deixei o melhor por último:

A Tecnologia Optimus





Então vamos lá: a tela tem 16 polegadas e o sistema vem com duas placas de vídeo da nVidia, sendo uma compartilhada a GMA 4500MHD, e a outra a GeForce GT325M, dedicada, com memória de 1 GB.

O motivo para a ASUS ter escolhido utilizar suas placas de vídeo é a economia de bateria. Assim, através da tecnologia OPTIMUS, o sistema alterna entre as duas placas, ativando a que for mais adequada. Enquanto o usuário executa tarefas comuns como navegar na internet a placa usada é a compartilhada, muito mais econômica. Na hora de rodar vídeos ou jogar quando é necessário melhor desempenho, o sistema passa a utilizar a placa dedicada.

Algo parecido pode ser visto nos novos Apple Macbook Pro.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: Tech Guru



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *